24 de fev. de 2014

Florestas urbanas

 

São um respiro em meio ao caos das grandes cidades



Além de refúgios naturais, as reservas são importantes na preservação da fauna e da flora características de regiões de grande desmatamento

Parque Estadual Pedra Branca



Situado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o Parque Estadual da Pedra Branca abriga uma das maiores florestas urbanas do país. Sua flora é típica de Mata Atlântica e guarda espécies raras, endêmicas e até resquícios históricos de plantações de café. A fauna local, extremamente rica, é composta por diversos animais inclusive de espécies ameaçadas como o macaco-prego, o porco-do-mato e a preguiça. Répteis como serpentes e lagartos, e mais de 180 espécies de aves, também podem ser encontrados no local.

O parque dispõe de diversos percursos de trilhas e caminhadas com vários níveis de dificuldade. Visitas livres ou guiadas são possíveis.

Área: 12.394 hectares
Horário de visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h.
Acesso: 
Núcleo Pau-da-Fome:  Estrada do Pau-da-Fome, 4003, Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ
Núcleo Camorim: Estrada do Camorim, 2118 – Camorim, Jacarepaguá, Rio de Janeiro – RJ



Parque Nacional da Tijuca



Composto pela maior floresta urbana do mundo plantada pelo homem, o Parque Nacional da Tijuca preserva uma extensa área de Mata Atlântica e cerca de 328 espécies de fauna no coração da cidade do Rio de Janeiro.
Parque Nacionalda Tijuca  (Foto: Divulgação / Ruy Salaverry)Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro
(Foto: Divulgação/Ruy Salaverry)

Trilhas, contemplação de paisagens em mirantes, banhos de cachoeira, passeios de bicicleta pelas áreas asfaltadas e escalada são algumas das atividades possíveis. A escalada pode ser praticada na Agulhinha da Gávea, na Pedra da Gávea, na Pedra Bonita e no Pico da Tijuca (na Floresta) desde que o termo de conhecimento de riscos seja assinado e entregue às autoridades do parque.

Nos dias mais quentes, o banho na Cachoeira das Almas, na Floresta da Tijuca, ou na Cachoeira do Horto, na Serra da Carioca, são uma ótima opção para os visitantes. Os organizadores pedem que não sejam utilizados quaisquer produtos químicos, como repelentes e bronzeadores, para preservar ao máximo as águas.

A visitação nos três setores abertos do Parque (Floresta da Tijuca, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea) é gratuita, com exceção da subida ao Corcovado (na Serra da Carioca), onde é possível ver o Cristo Redentor.

Área: 3.900 hectares
Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h (até 18h no horário de verão)
Acesso:
Entrada na Praça Afonso Vizeu, no Alto da Boa Vista
Acesso pela Estrada do Alto, tanto vindo da Tijuca (pela Avenida Edson Passos) quanto da Barra da Tijuca e do Itanhangá (pela Estrada das Furnas).
De ônibus: linhas 301, 333, 308, 309 e 345
A Cachoeira das Almas, local liberado para banho nesse setor, fica a aproximados três quilômetros da entrada do parque
Elas protegem vegetação e animais, e ainda agregam qualidade de vida aos centros urbanos.  Como grandes heroínas, se sustentam bravamente na contramão do crescimento das grandes cidades. As florestas urbanas são como refúgios que nos fazem lembrar um pouco de como é saudável viver e respeitar a natureza.

Além de serem extremamente importantes na preservação do patrimônio biológico do país, as florestas urbanas são também responsáveis por amenizar os efeitos poluentes das grandes cidades. A purificação do ar e da água, bem como a manutenção do clima, são alguns dos benefícios destas reservas ambientais alojadas no coração de grandes metrópoles.

Conheça nesta reportagem algumas das principais florestas urbanas do Brasil:

Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon)
Passeio de conexão com a natureza no Parque Trianon (Foto: Divulgação / Parque Trianon)Conexão com a natureza no Parque Trianon
(Foto: Divulgação/Parque Trianon)
Em meio a tantos prédios na Avenida Paulista, é um alívio ver e sentir o tesouro natural guardado pelo Parque Trianon. Sua flora remanescente de Mata Atlântica e fauna composta basicamente de animais alados, como pássaros, borboletas e morcegos, são como um refúgio para os que querem fugir por alguns instantes do caos urbano. Além da natureza, também se destacam no parque as esculturas “Fauno”, de Victor Brecheret e “Aretusa’, de Francisco Leopoldo Silva.
Com a intenção de promover a saúde e o lazer, o Parque Trianon possui uma extensa programação de atividades de ginástica chinesa, como Tai Chi Chuan, e de apresentações musicais gratuitas.

Segundo a administração do parque, trilhas sem guias ou monitores não são indicadas. Animais domésticos são permitidos desde que em suas guias, lembrando que todo dono é responsável pelo seu animal e por aquilo que ele produz. Além disso, não é permitida a circulação com bicicletas, patins ou skates.

Área: 48.600 m²
Acesso: Rua Peixoto Gomide, 949 (Altura do nº 1700 da Avenida Paulista).
Horário de funcionamento: diariamente das 6h às 18h
Atividades:
Rádio Taissô: de segunda a sexta-feira das 7h às 7h30
Lian Gong: terça e quinta-feira das 16h às 17h, e domingo das 9h às 10h
Tai Chi Chuan: de quarta a sexta, das 7h30 às 8h30
Pratica de exercícios terapêuticos chineses: terça e quinta-feira de 7h30 às 8h, e das 8h às 8h30
Domingo: programação musical às 11h. (Horário sujeito à alteração)
Informações sobre outras atividades: (11) 3253-4973 / (11) 3289-2160
Jardim Botânico Adolpho Ducke
Parque Cinturão verde



A cidade de Cianorte, no Paraná, é contemplada pela natureza de uma das maiores florestas urbanas do país. O Parque Cinturão Verde preserva uma riquíssima biodiversidade florestal e centenas de espécies de animais silvestres, muitos deles em extinção.

Visitas monitoradas e educativas promovidas pelo Parque Cinturão Verde são o único meio de  interagir e observar a fauna e da flora local. No passeio, os principais destaques são a Trilha das Perobas, com espécies centenárias, e o bosque de árvores frutíferas, em que os visitantes podem comer frutos do pé enquanto observam a natureza. O ´parque também promove oficinas de educação ambiental e de fotografia. A programação atualizada de oficinas pode ser acessada nosite da prefeitura de Cianorte.

Área: 423 hectares
Horário de Visitação: O parque permite apenas visitas monitoradas em grupos de 30 pessoas. São agendados um horário pela manhã e outro pela tarde, geralmente às 9h e às 14h30. Para marcar uma visita ligue para (44) 3631-6463
Via de acesso: Tomar a BR323, pegar a Avenida Maranhão e seguir até o Parque Manduí.
Fonte:http://redeglobo.globo.com/globoecologia

1 comentários:

António Je. Batalha disse...

Seu blog é encantador, estive a ver e ler algumas coisas, não li muito, porque espero voltar mais algumas vezes,mas deu para ver a sua dedicação e sempre a prendemos ao ler blogs como o seu. Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante, e se desejar deixe um comentário. Abraço fraterno.António.
António.

Postar um comentário