RSS

Macaco muriqui


RIO - Quando se fala em Muriqui muitas pessoas conhecem apenas o jogador de futebol ou o distrito do município de Mangaratiba, no litoral da região Metropolitana do Rio. No entanto, muriqui também dá nome ao maior primata das Américas. A espécie pouco conhecida está em extinção e conta com apenas 1.300 macacos na natureza. Para tentar aumentar a preservação e popularizar o animal, o Instituto Estadual do Ambiente, Secretaria do Ambiente e a EBX lançam no fim de outubro uma campanha para que o macaco seja o mascote dos Jogos Olímpicos de 2016.

VÍDEO: Confira o vídeo da campanha para incentivar a preservação do macaco

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, acredita que o muriqui é uma espécie pouco conhecida e muito ameaçada. Ele ressalta ainda que a ideia da campanha é usar uma das principais características do animal para chamar a atenção do público:

- O muriqui é extremamente afetivo e o abraço é uma de suas grandes marcas. Ele gosta de abraçar os filhotes. Vamos usar essa ideia atrair olhares para um grande símbolo da Mata Atlântica que está ameaçado - ressaltou o secretário.

A presidente da Eco-Atlântica, Paula Breves, estuda a espécie há cinco anos. Segundo ela, não existe um estudo que faça um levantamento mais completo sobre o muriqui.

- Se o macaco for o mascote das olimpídas será possível mostrar para todo o mundo a necessidade de preservá-lo e ampliar as pesquisar sobre a espécie - disse.

A MONTANHA DO PRIMATA: Técnicos vão ao último refúgio do muriqui na Serra dos Órgãos

No vídeo aparecem imagens do muriqui, que na fase adulta pode atingir 1,5 metro e 15 quilos, usando o corpo como uma ponte para os filhotes passarem. Personalidades que apoiam a campanha, como os atores Camila Pitanga, Isabel Fillardis, Sérgio Marone, Cláudia Ventura, Marcos Pasquim, o cantor Chico Buarque, o chef Claude Troisgros, lembram do significado da palavra em tupi-guarani que é "povo manso da floresta" como um possível pedido de paz nos jogos e da semelhança de hospitalidade do macaco com o povo carioca . Além de incentivar a campanha, Gilberto Gil também cedeu os direitos da música "Aquele abraço" que ilustra o mote do clipe que é o abraço do muriqui.

O diretor de sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, espera que as caracteristicas dóceis do macaco como gentileza e a graça façam a campanha crescer. Ele ressalta ainda que a iniciativa também pode ajudar a divulgar o corredor ecológico que preserva o macaco.

- Trabalhamos com o Corredor Ecológico do Muriqui, desde 2008. Espero que a divulgação conscientize ainda mais para a importância da preservação desss espécie com alto risco de extinção - afirmou.

O Corredor Ecológico do Muriqui é uma área de 400 mil hectares entre os parques estaduais do Desengano, dos Três Picos e a Reserva Biológica União. O objetivo é ampliar a biodiversidade e aumentar as chances de reprodução e preservação do muriqui e outras espécies.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/rio2016/mat/2011/10/05/campanha-para-que-macaco-muriqui-seja-mascote-dos-jogos-olimpicos-de-2016-sera-lancada-no-fim-de-outubro-925523644.asp#ixzz1cOGf4sl9
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário