RSS

Sabiá-una



O sabiá-una é uma ave passeriforme da família Turdidae. É conhecido também como sabiá-preta e sabiá-da-mata a fêmea é conhecida como sabiá-parda (Santa Catarina).

Características

Mede cerca de 20,5 cm de comprimento e pesa: macho 64 g; fêmea 72 g.

O macho é preto com as costas e barriga de coloração cinza; a fêmea é marrom-oliváceo nas partes superiores e marrom-amarelado nas partes inferiores, com a garganta estriada de marrom-escuro.

Canto bem variado, rico em motivos dos mais diversos e de duração diferente. Capaz de imitar outras aves.


Alimentação

Onívoro.


Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz um ninho raso em formato de xícara. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos azulados ou esverdeados com marcas marrom-avermelhadas, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.








Hábitos

Vive na mata, em regiões montanhosas. É comum na copa e nas bordas de florestas, capoeiras, clareiras adjacentes e em plantações de café. Em regiões montanhosas da costa brasileira é geralmente a espécie de sabiá mais comum. Vive solitário ou aos pares. É difícil de observar, a não ser quando está se alimentando em árvores frutíferas. Canta normalmente do alto das árvores. Além do próprio canto, imita uma série de outras aves, porém, às vezes, de forma tão grosseira que é difícil distinguir qual pássaro está imitando. Migra durante o inverno, deixando as regiões serranas em busca de lugares mais quentes.

Essa espécie ainda efetua grandes migrações no inverno, principalmente na região do rio Ribeira de Iguape, em Iguape (SP), até à faixa serrana de Santa Catarina. Aproveitando-se disso, muitos habitantes dessas áreas capturam milhares dessas aves para alimento, todos os anos. Até há alguns anos, essa aves eram tradicionalmente vendidas salgadas, em caixotes ou barricas, nas feiras e pequenos mercados de Iguape e região.

São capturados facilmente na migração, por meio de redes armadas à média e baixa altura, atravessadas em picadas ou sobre o leito de pequenos riachos na mata. Eu próprio presenciei na áreas de Iguape e Icapara (SP), nos anos 90, a coleta de sabiás-una feita pelas mulheres de caiçaras, que usavam pequenas tarrafas de pesca, amarradas em duas varas. Elas se posicionavam à beira das picadas, e em pouco tempo traziam dezenas de aves em samburás. Apesar de anti-ecológica, tal caça era totalmente aproveitada como alimento, principalmente pelas crianças caiçaras. — Marcos Massarioli 2009/05/01 14:51


Distribuição Geográfica

Presente em Roraima e da Paraíba ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Paraguai e Argentina.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

Suco de uva é o elixir da longevidade !


Melhor e mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonóides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonóides no suco de uva, como os do vinho, se mostraram capazes de evitar a oxidação do chamado mau colesterol, LDL ou lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.

Comer uvas brancas ou verdes, ou beber seu suco, também não tem o mesmo efeito, porque não contêm os flavonóides que as uvas pretas e rosadas têm.

A tradição atribuiu ao suco de uva as mais elogiosas expressões, como sangue vegetal, leite vegetal e seiva viva. O suco de uva contém mais calorias que o leite, uma certa analogia que pode ser levada mais longe; a composição do suco de uva mostra surpreendentes semelhanças com a do leite materno. É, pois, um alimento privilegiado para os períodos de "reconstrução" da fadiga, da anemia e da convalescença.

O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.

Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também pela uva e folhas de parreira).

Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Sucos naturais são formas saborosas de superenergizar seu corpo com energia rápida. Os sucos naturais contêm nutrientes específicos não encontrados em alimentos cozidos e ajudam a proporcionar uma energia fantástica.

Em casos de câncer, obesidade e/ou desintoxicação recomenda-se a dieta de uvas ou sob a forma de suco de uva durante três dias: no primeiro dia consome-se 1 kg de uvas ou suco de uva. As frutas devem estar bem maduras e isentas de produtos tóxicos. Pode-se aumentar a quantidade até 3 kg por dia, distribuída em 6 a 8 refeições ao dia. Esta dieta só poderá ser feita sob supervisão médica.

O segredo das uvas e do suco de uva no combate ao envelhecimento é simples e poderoso: as uvas contém 20 antioxidantes conhecidos, que funcionam em conjunto para combater os radicais livres que promovem as doenças e envelhecimento, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Davis. Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes, e quanto mais vibrante for a casca, maior o seu poder antioxidante. Isso significa que as uvas vermelhas e roxas e o suco de uva roxo são os mais poderosos. A uva vermelha possui alto teor de antioxidante quercetina. A casca da uva contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e aumenta o colesterol LDL e dilata os vasos sanguíneos.

Sob o aspecto nutricional, os principais constituintes do suco de uva são: água, açúcares, ácidos orgânicos, sais minerais, vitaminas, substâncias nitrogenadas, compostos fenólicos e pectina.

Valor Nutricional em 100 ml de Suco de Uva

Caloria 61 kcal
Carboidratos 14.96 g
Proteínas 0.56 g
Lipídeos 0.08 g
Vitamina A 8.00 UI
Tiamina 0.03 mg
Riboflavina 0.04 mg
Niacina 0.26 mg
Ácido Pantotênico 0.04 mg
Vitamina B6 0.07 mg
Ácido Fólico 2.60 mcg
Vitamina C 0.10 mg
Arginina 47.00 mg
Alanina 86.00 mg
Ácido glutâmico 110.00 mg
Fósforo 14.60 mg
Potássio 170.00mg
Cálcio 7.30 mg
Magnésio 7.10 mg
Cobre 0.053 mg
Zinco 0.14 mg
Ferro 1.30 mg
Manganês 0.33 mg
Sódio 0.53 mg
Enxofre 3.50 mg
Boro 1.40 mg
Cromo 0.013 mcg

FONTES
Faurgs (Faculdade de Agronomia da Universidade do Rio Grande do Sul) Econatura Produtos Ecológicos e Naturais Ltda.
Andréa Abdala Frank - Nutricionista, Prof. do Instituto de Nutrição UFRJ

http://www.vinicolaaurora.com.br

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS