27 de jan. de 2012

Sabiá-una



O sabiá-una é uma ave passeriforme da família Turdidae. É conhecido também como sabiá-preta e sabiá-da-mata a fêmea é conhecida como sabiá-parda (Santa Catarina).

Características

Mede cerca de 20,5 cm de comprimento e pesa: macho 64 g; fêmea 72 g.

O macho é preto com as costas e barriga de coloração cinza; a fêmea é marrom-oliváceo nas partes superiores e marrom-amarelado nas partes inferiores, com a garganta estriada de marrom-escuro.

Canto bem variado, rico em motivos dos mais diversos e de duração diferente. Capaz de imitar outras aves.


Alimentação

Onívoro.


Reprodução

Atinge a maturidade sexual aos 12 meses. Faz um ninho raso em formato de xícara. Cada ninhada geralmente tem entre 2 e 3 ovos azulados ou esverdeados com marcas marrom-avermelhadas, tendo de 3 a 4 ninhadas por temporada. Os filhotes nascem após 13 dias.








Hábitos

Vive na mata, em regiões montanhosas. É comum na copa e nas bordas de florestas, capoeiras, clareiras adjacentes e em plantações de café. Em regiões montanhosas da costa brasileira é geralmente a espécie de sabiá mais comum. Vive solitário ou aos pares. É difícil de observar, a não ser quando está se alimentando em árvores frutíferas. Canta normalmente do alto das árvores. Além do próprio canto, imita uma série de outras aves, porém, às vezes, de forma tão grosseira que é difícil distinguir qual pássaro está imitando. Migra durante o inverno, deixando as regiões serranas em busca de lugares mais quentes.

Essa espécie ainda efetua grandes migrações no inverno, principalmente na região do rio Ribeira de Iguape, em Iguape (SP), até à faixa serrana de Santa Catarina. Aproveitando-se disso, muitos habitantes dessas áreas capturam milhares dessas aves para alimento, todos os anos. Até há alguns anos, essa aves eram tradicionalmente vendidas salgadas, em caixotes ou barricas, nas feiras e pequenos mercados de Iguape e região.

São capturados facilmente na migração, por meio de redes armadas à média e baixa altura, atravessadas em picadas ou sobre o leito de pequenos riachos na mata. Eu próprio presenciei na áreas de Iguape e Icapara (SP), nos anos 90, a coleta de sabiás-una feita pelas mulheres de caiçaras, que usavam pequenas tarrafas de pesca, amarradas em duas varas. Elas se posicionavam à beira das picadas, e em pouco tempo traziam dezenas de aves em samburás. Apesar de anti-ecológica, tal caça era totalmente aproveitada como alimento, principalmente pelas crianças caiçaras. — Marcos Massarioli 2009/05/01 14:51


Distribuição Geográfica

Presente em Roraima e da Paraíba ao Rio Grande do Sul. Encontrado também na Colômbia, Venezuela, Guiana, Paraguai e Argentina.

0 comentários:

Postar um comentário