15 de nov. de 2011

Ave rara é encontrada em Maricá


Este lindo gavião, espécie nativa da Mata Atlântica, mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Maricá desde quinta-feira (10/11). A ave, ameaçada de extinção, é um carcará (Polyborus plancus) e está com a asa quebrada, provavelmente por uma linha de pipa. Na última sexta-feira (11/11), técnicos da Secretaria Municipal do Ambiente e Urbanimo e da Defesa Civil levaram o gavião para a Fundação RioZoo, em São Cristóvão, onde será tratado. Após se recuperar, ele voltará para Maricá e será solto em seu habitat natural.

Texto: Rafael Zarôr
Foto: Fernando Silva

Secretaria Municipal de Comunicação:

6 de nov. de 2011

Galinha põe 48 ovos







A galinha de uma família de Ilhéus, município no sul da Bahia, colocou 48 ovos, quando o normal é uma média de 13 a 15 ovos no mês. A família conta que tanto a galinha quanto o galo que criam chegaram de forma inesperada, quando ainda eram filhotes. “Meus filhos correram para ver o que era, quando eles [pintinhos] entraram pela porta dos fundos e foram para debaixo da cama, ai nós pegamos e estamos criando até hoje”, lembra Helena Maria Santos, vendedora.

O tempo passou, os animais cresceram e se tornaram o galo Grampão e a galinha Menina Bonita. Eles já fazem parte da família, recebem o carinho das crianças e possuem até casa personalizada. Após os apelos do filho caçula, a família resolveu que não vai comer os ovos e esperará o nascimento dos filhotes. “Eu quero ver os filhotinhos”, destaca Welisson Freitas, estudante.

Embora Menina Bonita viva no ninho, chocando os ovos, a família teve que dar uma ajuda à galinha, porque ela não consegue chocar todos de uma vez. Os 20 ovos que ela consegue ficar em cima são motivo de muita expectativa. “Ela é pequenininha e só conseguiu deitar em cima de 20, e a expectativa é de que nasçam todos, né? A gente tem muito carinho, eles fazem parte da nossa família”, conclui William Freitas, estudante.